top of page
Foto do escritorEasyD'cor

Retrofit: você sabe o que é?



Nós temos certeza que você já ouviu falar de Retrofit, mas hoje vamos te explicar tudo sobre essa técnica.

O conceito de retrofit surgiu na Europa e nos Estados Unidos, e significa basicamente colocar o antigo em forma – retro do latim movimentar-se para trás e fit do inglês, adaptação/ajuste.


Mas afinal, o que é Retrofit?

É uma técnica de revitalização de construções antigas.

Seu objetivo é transformar edificações do passado, adaptando-as às necessidades atuais. Mas não se trata de uma simples reforma ou de uma restauração.

O que é Retrofit de fachada?

Quando aplicado somente na fachada, pode representar uma alteração radical na edificação, como a colocação de estruturas metálicas ou a troca de vidros e janelas. Alterações mais simples, como a mudança da pintura ou a troca de revestimentos também podem ser consideradas no projeto de Retrofit. Entretanto, o objetivo dessas intervenções é mais do que estético: além de valorizar o imóvel, o Retrofit possibilita modernizações e adequações para novos usos.

Quando tratamos do Retrofit de edificações históricas e tombadas por órgãos estaduais e municipais, essas intervenções devem ser bem criteriosas e o projeto, além de se preocupar com as adequações funcionais, deve também se preocupar com a preservação da edificação, de acordo com o seu grau de tombamento. Existem algumas edificações que tem apenas as fachadas principais tombada, e portanto precisam mais atenção no processo de Retrofit de fachada. Nestes casos a parte interna das edificações geralmente possibilita diversas mudanças e adequações.


Qual a importância do retrofit para a arquitetura e para o patrimônio arquitetônico?

Algumas obras construídas há muitos anos ou até séculos, precisam de estruturas mais adequadas, seguras e confortáveis para os dias de hoje. Isso ocorre muito com Museus, castelos e outros prédios históricos, que são conhecidos por serem patrimônios arquitetônicos.

Essas construções não podem ser simplesmente reformadas ou até mesmo substituídas, pois assim perderiam seu valor histórico.

Dessa forma entra o Retrofit, com todo o cuidado que a técnica exige, atualizando as construções de forma adequada.

Assim, a ideia do Retrofit é fazer alterações para garantir o melhoramento das instalações, a atualização estética e a modernização da construção, mas sem descaracterizar seus elementos originais históricos e arquitetônicos.


O que o Retrofit agrega no imóvel?

Além da parte estética, através da técnica conseguimos modernizar espaços e atualizar estruturas, garantindo segurança à um imóvel histórico.

Conheça algumas das possibilidades que conseguimos fazer através do Retrofit:

  • Reforço das fundações, colunas e estruturas;

  • Restauração das fachadas;

  • Refação da parte elétrica com nova tecnologia;

  • Implantação de tecnologias de ponta, como elevadores modernos, sistema eficiente de ar-condicionado e climatização, acesso para pessoas com deficiência e sistemas robustos de segurança;

  • Criação de espaços integrados;

  • Estrutura de cabeamento para informatização;

  • Qualificação dos pavimentos;

  • E muitos outros.


Quando optar pelo Retrofit?

  • A recuperação do imóvel é mais barata do que o custo final de uma obra nova.

  • Se quer construir em uma região específica, e não existe mais terrenos disponíveis.

  • No caso de uma edificação histórica, essa intervenção cria condições para novas funções e facilita o seu uso. Em qualquer uma dessas situações, o retrofit exige que se encontrem soluções integrais e integradas para as fachadas, instalações, elevadores, proteção contra incêndio e outros itens, que mesmo em uma edificação antiga devem passar a obedecer às normas vigentes.


Gostou do assunto de hoje?

Siga nosso instagram e fique por dentro de todo o nosso conteúdo!

Easy D'cor

📞 (13) 98124-4664












71 visualizações0 comentário

Комментарии


bottom of page