Escolher os revestimentos que irão compor a decoração da cozinha é uma tarefa especial.
Além de harmonizar com a decoração do ambiente, ele precisa atender as necessidades dos moradores, serem fáceis de limpar e com uma resistência maior do que para outros ambientes.
Hoje vamos te mostrar por que os revestimentos cerâmicos fazem parte dos revestimentos ideais para compor esse espaço.
A escolha
A cozinha é um ambiente molhado, onde a água do preparo dos alimentos e da lavagem da louça entra em contato direto com as superfícies. Isso sem falar nos resquícios de gordura ou alimentos, após o preparo das refeições. Além disso, convenhamos, é muito bom poder limpar o piso com água e sabão de forma fácil e prática, para garantir um ambiente higiênico.
Devido a esses fatores, é preciso revestir a cozinha com materiais impermeáveis, pouco porosos e resistentes. Quanto mais superfícies “blindadas”, mais protegido estará o ambiente.
É unanimidade a recomendação técnica dos revestimentos cerâmicos para essa área da casa, podendo ser colocados em todo o ambiente ou apenas nas regiões mais críticas, como atrás do fogão e da bancada da pia. Já no piso, a regra é clara: sempre coloque revestimentos cerâmicos.
Vamos citar algumas vantagens desse material:
Durabilidade
Desde que você compre um revestimento cerâmico de boa qualidade e conte com mão de obra especializada na instalação, a vida útil será muito longa. Para ter uma ideia, o produto chega a durar de 25 a 50 anos nos pisos e mais de 50 anos nas paredes — tudo isso sem rachar, desbotar ou manchar.
Variedade
A cerâmica se destaca no mercado pela sua ampla variedade de modelos. São diferentes cores, estampas e, até mesmo, reproduções de outros materiais, como madeira, mármore, pedras e cimento.
Instalação
A cerâmica tem um dos processos de assentamento mais simples e fáceis dentre os diferentes tipos de revestimentos disponíveis no mercado. O material não exige preparação anterior, não precisa ser molhado ou algo do tipo. Além disso, cortar as peças é simples e rápido, caso a medida do espaço exija alguns ajustes.
O ideal é contratar um profissional especializado e experiente para assentar as cerâmicas na sua cozinha. Isso garantirá que as peças fiquem bem finalizadas e que você não terá problemas causados por algum erro de aplicação.
Preço
O preço dos materiais de construção usados em uma obra ou reforma é muito importante. Nesse sentido, a cerâmica se destaca no mercado pelo excelente custo-benefício. Considerando sua boa qualidade e durabilidade, além de um preço muito acessível e mais em conta do que outros materiais, esse revestimento é a primeira opção de quem valoriza cada real investido na obra.
Isolamento térmico
Você sabia que a cerâmica é um tipo de piso frio? Esse material se destaca pela excelente condução térmica. Na prática, isso significa que o revestimento não retém o calor do sol ou de outras fontes (como um forno do fogão) na superfície da sua peça.
O contato com a peça será sempre frio, já que a cerâmica conduz o calor que recebe para fora da sua superfície. Isso é excelente para quem mora em lugares quentes, como o Brasil — especialmente durante o verão, pois ajuda a aliviar a alta temperatura.
Sustentabilidade
Outro ponto forte das cerâmicas: são ecologicamente sustentáveis. A fabricação se dá por meio da extração da argila, seguida do processamento fabril de alta tecnologia. Enquanto as jazidas de mármore, por exemplo, ficam completamente devastadas após a extração, as de argila são recuperadas e reflorestadas, o que garante o caráter sustentável dos revestimentos cerâmicos.
Gostou das nossas dicas de hoje?
Então continue nos acompanhando e siga a gente no Instagram!
Easy D’cor
📞 (13) 98124-4664
Instagram: @easy.dcor_bertioga
Comments